Fandom

CriaWiki

Transição entre mamíferos e cetáceos

96 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

AlegaçãoEditar

Não existem fósseis entre mamíferos e baleias.

RespostaEditar

Existem vários transicionais que provam que as baleias e os golfinhos se originaram de mamíferos terrestres. Babinski (2003)[1] e Zimmer (1998)[2] apresentam várias figuras para os seguintes:

  • Pakicetus inachus: do final do Eoceno primário.[3][4]
  • Ambulocetus natans: Do início ao médio Eoceno. Tinha pequenos membros frontais e patas traseiras adaptadas ao nado. Sua coluna ondulava para cima e para baixo, facilitando o nado. Aparentemente podia andar em terra tão bem quando nadar.[5]
  • Indocetus ramani: início do médio Eoceno.[6]
  • Dorudon: o cetáceo dominante do final do Eoceno. Os seus pequenos membros traseiros não serviam para locomoção.
  • Basilosaurus: Médio Eoceno. Uma baleia aquática completa com pernas plenamente estruturadas. [7]
  • Uma baleia primitiva com seu respiradouro muito mais à frente e algumas outras estruturas encontradas em animais terrestres, mas não em baleias mais recentes.[8]

Os parentes vivos mais próximos das baleias são os hipopótamos. Um grupo fóssil conhecido como anthracotheres liga os hipopótamos às baleias.[9]

A evolução das baleias é nítida também no crânio desses animais. Os mais primitivos possuíam ouvidos ótimos para escutar fora d’água, mas ruins dentro dela. À medida que eles iam se adaptando para os ambientes marinhos, seus ouvidos iam melhorando para escutar dentro d’água, e piorando para escutar fora dela, até que atualmente os ouvidos das baleias são excelentes para dentro d’água, e ruins para escutar fora.

ReferênciasEditar

  1. Babinski, E. T., 2003. Cetacean evolution (whales, dolphins, porpoises). http://www.edwardtbabinski.us/babinski/whale_evolution.html
  2. Zimmer, Carl. 1998. At the Water's Edge. New York: Touchstone, ch. 6-10.
  3. Gingerich, P. D. et al., 1983. "Origin of whales in epicontinental remnant seas: New evidence from the Early Eocene of Pakistan". Science 220: 403-406.
  4. Thewissen, J. G. M. and S. T. Hussain, 1993. "Origin of underwater hearing in whales". Nature 361: 444-445.
  5. Thewissen, J. G. M., S. T. Hussain and M. Arif, 1994. "Fossil evidence for the origin of aquatic locomotion in archaeocete whales". Science 263: 210-212. See also Berta, A., 1994. "What is a whale?" Science 263: 180-181.
  6. Gingerich, P. D. et al., 1993. "Partial skeletons of Indocetus ramani [Mammalia, Cetacea] from the Lower Middle Eocene Domanda Shale in the Sulaiman Range of Punjab [Pakistan]". Contributions from the Museum of Paleontology of the University of Michigan 28: 393-416.
  7. Gingerich, P. D., B. H. Smith, and E. L. Simons, 1990. "Hind limb of Eocene Basilosaurus: Evidence of feet in whales". Science 249: 154-157.
  8. Stricherz, Vince, 1998 (10 Oct.). "Burke displays fossil of toothless whale". http://depts.washington.edu/uweek/archives/1998.10.OCT_29/_article2.html See also http://more.abcnews.go.com/sections/science/DailyNews/baleen980916.html
  9. Boisserie, Jean-Renaud, Fabrice Lihoreau and Michel Brunet. 2005. "The position of Hippopotamidae within Cetartiodactyla". Proceedings of the National Academy of Science USA 102(5): 1537-1541.

Também no Fandom

Wiki aleatória