FANDOM

AlegaçãoEditar

Seria muito difícil para o primeiro indivíduo de uma nova espécie encontrar um parceiro. Híbridos são inférteis, então o recém evoluído espécime não seria capaz de procriar com sucesso, a não ser que um outro indivíduo do sexo oposto sofresse a mesma mutação.[1]

RespostaEditar

O erro dessa alegação está no desconhecimento de que a unidade da evolução não é o indivíduo, e sim a população. Ou seja, não e o indivíduo que evolui, e sim vários deles, ao mesmo tempo, gradualmente. É um erro extremamente imaturo achar que uma mãe vai de repente dar a luz a uma outra espécie. Conhecimento básico da teoria da evolução seria suficiente para sanar essa dúvida.

Na verdade, uma forma comum de especiação (surgimento de novas espécies) é por isolamento geográfico. Isso ocorre quando uma população é dividida em duas, e ambas vão se tornando mais e mais diferentes uma da outra, a ponto de se eventualmente se encontrarem, não poderão mais cruzar entre si.[2]

Outra forma de ver a especiação é com espécies em anel, quando vários membros de uma população está dispersa ao redor de uma montanha, por exemplo. Cada indivíduo é capaz de cruzar com o outro próximo a ele, mas os da ponta não são capazes de cruzar entre si. O anel pode se fechar se as duas pontas se encontrarem.

É claro, a especiação pode ocorrer sem a separação geográfica,[3][4][5] mas ainda assim o processo é gradual.

A única forma que uma nova espécie possa ser formada é com seres assexuados ou hermafroditas, ou seja, aqueles que não precisam encontrar parceiros.

ReferênciasEditar

  1. http://web.archive.org/20021022080407/www.geocities.com/deke1942/tccop/evolution.htm
  2. Otte, D. and J. A. Endler, eds. 1989. Speciation and Its Consequences. Sunderland, MA: Sinauer Assoc.
  3. Dieckmann, Ulf and Michael Doebeli. 1999. On the origin of species by sympatric speciation. Nature 400: 354-357.
  4. Kondrashov, Alexey S. and Fyodor A. Kondrashov. 1999. Interactions among quantitative traits in the course of sympatric speciation. Nature 400: 351-354.

Também no FANDOM

Wiki aleatória