Fandom

CriaWiki

Olho

96 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

AlegaçãoEditar

O olho é complexo demais para ter evoluído.

RespostaEditar

Um dos argumentos mais usados pelos criacionistas, é dito aos quatro ventos que o olho é complexo demais para ter evoluído, muitas vezes citando inclusive Darwin fora de contexto (ver CON-01).

Olhos existem de todos os tipos, desde simples células fotosensíveis até olhos complexos e incrivelmente precisos como os das águias e falcões. Darwin reconheceu esse problema, porém ele próprio forneceu uma forma de como eles podem ter evoluído:

1) Células fotosensíveis simples, que permitam apenas diferenciar o claro do escuro. Essa diferença, embora pareça pequena, pode ser uma enorme vantagem em ambientes onde todos são cegos.

2) Células fotosensíveis pigmentadas se agregam, sem nervo.

3) Um nervo ótico cercado por células pigmentadas e coberto por pele translúcida.

4) As células formam uma pequena depressão. O animal já consegue focalizar precariamente possíveis predadores e/ou presas.

5) As células formam uma depressão mais profunda. Ele já consegue focalizar melhor.

6) A pele translúcida sobrepõe a depressão, tomando a forma de lente.

7) Músculos permitem que as lentes se ajustem.

Todos esses passos são viáveis, porque todos eles existem animais hoje em dia. Os incrementos entre esses passos podem ser divididos em incrementos ainda menores. A seleção natural deveria sempre favorecer is incrementos, por menores que eles sejam.

Como os olhos não fossilizam bem, nós não sabemos ao certo qual o caminho exato o desenvolvimento do olho seguiu, mas certamente não podemos dizer que esse caminho não existe.

Podemos ver as evidências do desenvolvimento dos olhos dos vertebrados por anatomia comparada e pela genética. Os genes do βγ-cristalino dos vertebrados, que codifica diversas proteínas cruciais para as lentes, são muito similares com o βγ-cristalino do Ciona. O Ciona é um urocordato, um parente distante dos vertebrados. O βγ-cristalino do Ciona é expressado no seu otólito, uma célula pigmentada irmã das células fotosensíveis. A origem das lentes parece estar baseada na co-interação das células preexistentes em no sistema anterior sem lentes.

Nilsson e Pelger calcularam que se cada passo fosse de um 1 por cento de mudança, a evolução do olho levaria 1829 etapas, o que poderia acontecer em 364.000 gerações.[1]

Esse argumento criacionista é baseado apenas em incredulidade pessoal. Só porque uma pessoa não acredita que algo funcione, não significa que não funciona.

ReferênciasEditar

  1. Nilsson, D.-E. and S. Pelger, 1994. "A pessimistic estimate of the time required for an eye to evolve". Proceedings of the Royal Society of London, Biological Sciences, 256: 53-58.

Ligações ExternasEditar

Lindsay, Don, 1998. How long would the fish eye take to evolve?

Também no Fandom

Wiki aleatória