FANDOM

ATENÇÃO: Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências, em desacordo com a política de verificabilidade. Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé.

AlegaçãoEditar

A evolução diz que o homem é um animal, mas homens são morais, idealísticos, religiosos, etc, e os animais não.[carece de fontes?]

RespostaEditar

Não é a evolução quem diz que o ser humano é um animal, e sim a biologia básica.

E desde quando animais não possuem senso de moral? Quem diz isso provavelmente jamais teve um cachorro. No Brasil temos até um caso de um vira-latas que salvou a vida de seu dono, um garoto de 6 anos, de um ataque de um pit-bull.[1].

Mas não precisamos ir tão longe. Cães e gatos às vezes demonstram sentimentos quase humanos, ficam preocupados, sentem saudades, brincam, sentem ciúmes, arrependimento, e sabem quando fazem coisa errada.

Golfinhos são verdadeiros altruístas. Eles jamais abandonam algum membro de seu grupo, mesmo quando correm perigo. Pescadores clandestinos sabem disso, e sempre ferem um ou dois golfinhos, para que todo o bando possa ser capturado.

Sem falar nos gorilas. A Koko por exemplo, possui um vocabulário de mais de 1.000 palavras em linguagem de sinais, e entende 2.000 palavras em inglês. Estudos mostram que ela apresenta qualidades antes consideradas exclusivamente humanas, como raciocínio, imaginação e sentimentos.[2]

Quem define o senso de moral é o próprio ser humano. Não são as nossas origens que vão ditar o que é moral e imoral, e sim a forma como nós seres humanos vemos o mundo e de que forma queremos melhorá-lo.

ReferênciasEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória