Fandom

CriaWiki

Macroevolução

96 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

AlegaçãoEditar

Macro evolução não é especiação. Extrapolar um processo existente não é prová-lo, portanto não é porque existe especiação que surgirão novos gêneros, famílias, etc. Isso não é científico, pois Ciência trata de teorização e observação. Mesmo com uma ótima teorização, sem observação a idéia só pode ser extrapolada e não provada.[1]

RespostaEditar

Infelizmente existem pessoas que, enquanto não verem ”uma ameba virar um elefante”, como dizem, nunca irão aceitar a evolução como fato.

Isso é no mínimo incoerente, pois eles também jamais viram um elétron, mas não tem problema nenhum em usar eletricidade. Tampouco viram a luz percorrendo 300.000 km/s, mas não vêem problema nenhum nisso. E ninguém pegou uma trena e mediu a distância da Terra ao Sol para saber que é cerca de 150 milhões de quilômetros, mas tudo bem. O problema surge quando a ciência bate de encontro a crenças pré-estabelecidas, aí ela é ruim, errada, etc.

Acontece que existem milhares de coisas que nós humanos não podemos ver a olho nu, por causa das nossas óbvias limitações, mas mesmo assim sabemos que existem e como funcionam, pois sabemos estudar as evidências. No caso da evolução não podemos ver grandes mudanças diretamente porque elas demoram muito tempo para ocorrer.

Criacionistas insistem nessa tecla apenas por causa da parte da evolução que eles não podem evitar: a microevolução. Porém eles não sabem que a macroevolução já foi provada, quando foi provada a especiação.

Microevolução é a diferenciação evolucionária que ocorre dentro de uma espécie. Macroevolução, a definição oficial, é a evolução que ocorre de espécie para cima (espécie, gênero, família, etc). Quando novas espécies surgiram, ficou comprovada a macroevolução.

Infelizmente os criacionistas não querem admitir isso, e deturpam o significado de macroevolução para algo que seja mais confortável para eles.

Porém a evolução não depende de observar um peixe virar anfíbio diretamente, pois:

  • Temos um excelente registro fóssil, com vários transicionais que mostram que a macroevolução já ocorreu.

Macroevolução então não é apenas extrapolação das microevoluções, mas também interpolação com o registro fóssil, registro genético e bioquímico, e também de padrões observados entre semelhanças e diferenças entre as espécies.

ReferênciasEditar

  1. http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=138671&tid=2477166422130041011
  2. Theobald, Douglas, 2004. 29+ Evidences for macroevolution: The scientific case for common descent. http://www.talkorigins.org/faqs/comdesc/

Ver TambémEditar

A evolução não pode ser falseada

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória