CriaWiki
Advertisement

Alegação[]

Os organismos que estão preservados no âmbar são virtualmente parecidos com os de hoje! Porém maiores! Não teria ocorrido uma involução em vez do evolução?

Resposta[]

Esse erro vem de uma concepção errada do que seja a Evolução.

É assumido que evolução necessariamente implica em aumento de tamanho, ou acréscimo de membros ou características, ou aumento de complexidade. Mas evolução não é só isso.

Evolução também é perda, diminuição, órgãos e membros que atrofiam e desaparecem, etc.

Por exemplo, um tamanho menor pode ser um problema se você quer sobrepujar um predador, mas pode ser uma vantagem se você está tentando se esconder; olhos são uma coisa boa se você vive na floresta, mas não inúteis e desperdiçam energia em cavernas e fossas abissais.

Outro exemplo, vírus são mais recentes que bactérias, porém muito mais simples. Eles perderam praticamente tudo o que podiam perder, a ponto de sequer serem considerados seres totalmente vivos.

Se perder uma característica é vantajoso, e permite que a espécie sobreviva melhor, aquela espécie vai gradualmente perdendo aquela característica. Isso pode ocorrer quando a população se muda para outro ambiente (ou o próprio ambiente muda de repente).

Isso é perfeitamente compatível com evolução, pois ela não “sabe” o que é bom e o que não é. Logo, uma habilidade que a princípio é “boa”, pode ser perdida se ela atrapalha na sobrevivência.

Advertisement