FANDOM

AlegaçãoEditar

Os organismos que estão preservados no âmbar são virtualmente parecidos com os de hoje! Porém maiores! Não teria ocorrido uma involução em vez do evolução?

RespostaEditar

Esse erro vem de uma concepção errada do que seja a Evolução.

É assumido que evolução necessariamente implica em aumento de tamanho, ou acréscimo de membros ou características, ou aumento de complexidade. Mas evolução não é só isso.

Evolução também é perda, diminuição, órgãos e membros que atrofiam e desaparecem, etc.

Por exemplo, um tamanho menor pode ser um problema se você quer sobrepujar um predador, mas pode ser uma vantagem se você está tentando se esconder; olhos são uma coisa boa se você vive na floresta, mas não inúteis e desperdiçam energia em cavernas e fossas abissais.

Outro exemplo, vírus são mais recentes que bactérias, porém muito mais simples. Eles perderam praticamente tudo o que podiam perder, a ponto de sequer serem considerados seres totalmente vivos.

Se perder uma característica é vantajoso, e permite que a espécie sobreviva melhor, aquela espécie vai gradualmente perdendo aquela característica. Isso pode ocorrer quando a população se muda para outro ambiente (ou o próprio ambiente muda de repente).

Isso é perfeitamente compatível com evolução, pois ela não “sabe” o que é bom e o que não é. Logo, uma habilidade que a princípio é “boa”, pode ser perdida se ela atrapalha na sobrevivência.

Também no FANDOM

Wiki aleatória