FANDOM

AlegaçãoEditar

A bioquímica da coagulação sanguínea é irredutivelmente complexa, indicando que ela deve ser o produto de um design.[1]

RespostaEditar

Os sistemas de coagulação parecem ser formados por qualquer cadeia polimérica que estiver à mão. Existem muitos exemplos de sistemas complicados feitos de componentes que são úteis, mas tem papéis completamente diferentes em componentes diferentes. Há também evidência de que os genes responsáveis pela coagulação (de fato, o genoma inteiro) foram duplicados duas vezes no curso da evolução.[2] A duplicação de partes e a interação delas com diferentes funções resolvem o desafio da evolução gradual do processo de coagulação.

Vemos também que a coagulação não é irredutivelmente complexa. Alguns animais – golfinho, por exemplo – se dão muito bem sem o fator Hagemann[3], um componente no sistema de coagulação humano que Behe alega ser irredutivelmente complexo.[1] Doolittle and Feng (1987) previram que vertebrados “inferiores” não teriam o “caminho de contato” da coagulação sanguínea. Trabalhos com o genoma de baiacus confirmaram essa previsão (Yong and Doolittle 2003).

Por fim, vemos novamente o argumento da incredulidade pessoal. Mesmo que a evolução não pudesse explicar a coagulação (o que não é verdade), não significa necessariamente que um designer é a resposta.

ReferênciasEditar

  1. 1,0 1,1 Behe, Michael J. 1996. "Darwin's Black Box", New York: The Free Press, pp. 74-97.
  2. Davidson, C. J., E. G. Tuddenham, and J. H. McVey. 2003. "450 million years of hemostasis". Journal of Thrombosis and Haemostasis 1: 1478-1497.
  3. Robinson, A. J., M. Kropatkin, and P. M. Aggeler. 1969. "Hagemann factor (factor XII) deficiency in marine mammals". Science 166: 1420-1422.

Ligações ExternasEditar

Acton, George, 1997. Behe and the blood clotting cascade

Behe, M. and K. Miller. 2002. Transcript: American Museum of Natural History April 23, 2002 (Part 7)

Dunkelberg, Pete, 2003. Irreducible complexity demystified

EvoWiki, 2004. Blood clotting

Ian, 2005. Clotted rot for rotten clots

Também no FANDOM

Wiki aleatória