FANDOM

AlegaçãoEditar

É inconcebível que <<<insira alguma coisa complexa aqui, olho, asa, coagulação, cérebro, etc>>> tenha originado naturalmente. Portanto, deve ter sido criado.

Resposta Editar

Esse argumento é chamado apelo à ignorância, ou o “deus das lacunas”, e está implícito em vários tipos de argumentos criacionistas e DI-istas.

Bem, se você não é capaz de conceber algo, não quer dizer que algo não exista, ou não seja verdade. Ninguém sabe de tudo, então não é razoável achar que só porque você não conhece a explicação então aquilo é impossível. Até anti-evolucionistas famosos admitem isso: “O perigo de argumentos negativos é que eles podem se basear na nossa falta de conhecimento, ao invés de em resultados positivos”[1]

Esse argumento resulta no deus das lacunas. Deus era o responsável por relâmpagos, terremotos, doenças infecciosas e epilepsia. Hoje, já sabemos o que causa o relâmpago, são as nuvens de chuva carregadas eletricamente. Sabemos o que causa terremotos, é a movimentação das placas tectônicas. Enfim, deus vai perdendo espaço, à medida que o conhecimento aumenta. Vai ficando confinado nas partes do universo que ainda não conhecemos... Encolhendo, encolhendo, encolhendo...

O “deus das lacunas” não é, portanto, uma boa teologia. Pessoas que desejam conservar a fé devem encontrar uma maneira de racionalizá-la sem terem de recorrer a idéias obscurantistas como esta, ou não conseguirão mais conviver com a sociedade moderna.

ReferênciasEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória