CriaWiki
Advertisement

Alegação

A ciência é baseada no naturalismo, a improvável idéia de que a natureza é só o que existe.[1]

Resposta

O naturalismo que a ciência adota é o naturalismo metodológico. Ela não assume que a natureza é tudo o que existe, e sim que a natureza é a única medida padrão que temos. O sobrenatural não está eliminado a priori; se existirem resultados que possam ser estudados cientificamente, o sobrenatural será estudado cientificamente. Isso quase não acontece porque praticamente nunca se viu resultados sobrenaturais confiáveis.

E o naturalismo funciona. Adotando a metodologia naturalista, tivemos enormes avanços na indústria, medicina, agricultura, tecnologia, e muitos outros campos. Se ainda adotássemos o sobrenatural como método científico, provavelmente ainda estaríamos queimando bruxas para espantar a seca e passando sangue de pombo nas paredes para afastar maus espíritos.

E, além disso, disputas sobre explicações sobrenaturais tendem a acabar em violência. Cientistas podem resolver suas diferenças apresentando evidências. Porém qualquer um pode dar uma explicação sobrenatural sobre qualquer coisa, e se a vontade de estar certo for muito grande de ambos os lados, eles tendem a matar uns aos outros.

Referências

  1. Phillip E. Johnson; Evolution as Dogma: The Establishment of Naturalism [1] - www.arn.org

Outros artigos a consultar

  1. Isaak, Mark. 2002. A philosophical premise of 'naturalism'? [2]
  2. Astin, J. A., E. Harkness and E. Ernst. 2000. The efficacy of "distant healing": a systematic review of randomized trials. Annals of Internal Medicine 132(11): 903-910.
  3. Enright, J. T. 1999. Testing dowsing: The failure of the Munich experiments. Skeptical Inquirer 23(1): 39-46.

Ver também

  • Falseabilidade
  • Demarcação
Advertisement